A ciência por traz das primeiras impressões…

Você já conheceu alguém e pensou?

– “Eu tenho certeza que esse cara é confiável!”

– “Esse cara parece ser inteligente!”

Passamos por essas situações todos os dias de nossas vidas. O problema? Podemos estar tomando decisões completamente erradas.

Esse vídeo, publicado pelo Outsmarting Human Minds, parceria da consultoria PwC com a Harvard University, fala sobre a pesquisa do Dr Alexander Todorov (Princeton University).

Alexander descobriu que as primeiras impressões que temos sobre uma determinada pessoa dependem principalmente das suas características fisionômicas. E o mais interessante, estatisticamente a maioria das pessoas tem a mesma impressão sobre alguém, independente de sua origem ou cultura . Em sua pesquisa ele conclui que nosso corpo, biologicamente, associa certas características a certos tipos de fisionomia.

Por exemplo, olhe na foto abaixo, quem parece mais confiável?

Faces

95% das pessoas respondem que é a pessoa da direita. A causa disso? Por questões biológicas somos naturalmente inclinados a confiar em pessoas que tem aparência mais parecida com crianças. Ex. rosto arrendondado e queixo fino.

Esse é somente um dos exemplos do viés inconsciente que podemos ter. E esse processo tem consequências muito negativas no ambiente de trabalho. Imagine quantas pessoas já foram recusadas em entrevistas e deixadas de ser promovidas por causa de primeiras impressões causadas por suas características biológicas?

Para darmos um passo adiante na construção de uma sociedade sem preconceitos, precisamos passar a dominar nossos instintos biológicos, e tentar usar dados e fatos para tirar nossas conclusões, ao invés de primeiras impressões.

Veja o vídeo completo (em inglês) abaixo:

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s